Aeromóvel Porto Alegre
Dando continuidade as questões de trânsito de nossa capital, (e assuntos não faltam),
gostaria de chamar a atenção para a MATÉRIA que saiu no Correio do Povo sobre a polêmica do projeto do aeromóvel...aquele que visualizamos abandonado toda a vez que passamos pela Usina do Gasômetro. Para mim, uma triste lembrança do descaso e da forma gaucha de valorizar seu patrimônio intelectual e artístico. Primeiro o reconhecimento fora...depois o sucesso em casa.
O projeto é 100% gaúcho, realizado por Oskar Coester no início da década de 80. Por uma questão política e, ao meu ver, uma equivocada avaliação de custo-benefício, a verba destinada para a implementação do projeto foi cortada pelo Governo Federal. Curiosamente, veto realizado por um compatriota gaúcho quando assumiu o Ministério dos Transportes, o sr. Cloraldino Severo.
Fico a imaginar como estaríamos hoje se este investimento continuasse. Sem dúvida alguma, teríamos uma linha ecologicamente correta atendendo a maior parte do nosso território.
Hoje, está em andamento a realização dos primeiros Km de metrô a um custo altíssimo. Eu sou contra. Vamos construir os primeiros Km, e depois? Quando virá ao estado outra fortuna destas para o mesmo investimento? Quantas décadas vamos demorar para chegar ao ponto de um atendimento satisfatório na quantidade de linhas? A qual custo? Acho que para essa corrida estamos muitíssimo atrasados.
Deveríamos aplicar essa quantia e as futuras para transportes mais eficazes, mais urbanisticamente amigáveis e ecológicos, além de qualificar nossas vias e áreas urbanas para benefício do pedestre e não do automóvel. A exemplo disso são os bondes e trens elétricos de superfície, nosso aeromóvel e qualificar nossa frota de ônibus para permitir conforto, maior cobertura (24hrs!) e segurança por meio de cabines a prova de bala para os motoristas, monitoramento policial e câmeras de vigilância...como são a maioria dos utilizados na Europa......Sem falar nas bicicletas...
Está previsto a inauguração de uma linha para atender o Aeroporto Salgado Filho com o aeromóvel...que venha logo e de muito certo!!!! Certamente, passaremos a o ter pelo resto da cidade e campus universitários, hospitalar, fábricas...e, pq não, para atender nossa orla?
Vamos tomar voz ativa!
Sds,
Maurício
Marcadores:
Arquitetura,
Futuro,
green,
Porto Alegre,
Textos Maurício,
Urbanismo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário