Hoje,
quero falar sobre as futuras obras complementares
da 3º Perimetral de Porto Alegre. Acredito que apenas um número muito pequeno
de cidadãos estejam sabendo disto, mas não me surpreendo, pois organização e
planejamento não é o nosso forte como nação. Isso se mostra de fato, porque a maioria
dos proprietários e comerciantes que serão atingidos diretamente pelas obras
ainda não tenham sido notificados pela prefeitura.
O descaso é tão grande que muitos perderão sua casa ou
negócio por completo e, a poucos meses do início das obras, nem sabiam (ou
mesmo não sabem) que ocorrerão tais desapropriações.
Imagine você em sua casa ou negócio hoje todo feliz e
recebe uma notícia, ou melhor, ouve um comentário na rua, de que daqui a três
meses começará uma obra que passará no meio da sua sala. E que você terá que se
mudar (sem chance de dizer não). Só que oficialmente ninguém te comunicou isso.
Pois bem, é assim que muitos estão.
É a tática do “enfiar goela abaixo” ou “tem que ser assim por que senão não vai dar
tempo”. Isso não é justo, não é correto e nem é sábio.
Estamos prestes a ter em nossa capital, mais cinco
importantes obras viárias que virão a complementar o projeto da 3º perimetral
(projeto esse com décadas de atraso). Serão cinco passagens: uma passagem de
nível na avenida Ceará com a Farrapos; viadutos nas avenidas Aparício Borges
com a Bento Gonçalves e Carlos Gomes com a Plínio Brasil Milano e passagens na
Dom Pedro II com a Anita Garibaldi e na Dom Pedro II com a Cristóvão Colombo.
As razões destas obras são realmente de grande
importância para o trânsito, visto permitir uma maior fluidez nas avenidas
envolvidas e a diminuição de tantos pontos com sinaleiras (o que para uma
avenida de via rápida não faz sentido algum).
As obras estão avaliadas em mais de R$120 milhões que
serão financiados pela Caixa Econômica Federal, segundo informações em notas
públicas feita pelo titular da Secretaria Municipal de Gestão e Acompanhamento
Estratégico (Smgae), Newton Baggio.
Particularmente, sou favorável as obras públicas
transparentes e coerentes, mas fica impossível não realizar fortes críticas em
casos como o da 3º perimetral de Porto Alegre. O projeto caminha contra o
pensamento urbanístico mundo afora desenhado. “Estamos” investindo e
construindo viadutos em plena área urbana. Quer agressão mais forte que acordar
um certo dia com um ônibus passando na altura da janela do quarto? O viaduto da
Protásio com a Goethe é antigo, mas o da Nilo com a Carlos Gomes é novinho em
folha.
Projetaram um extenso corredor de ônibus, mas e os
ciclistas?....somente aos domingos e feriados quando fecham. Tenho certeza que se
houvesse uma ciclovia, transitariam mais bicicletas do que os pouquíssimos
ônibus que por alí trafegam.
Em algumas das novas travessias que ocorrerão na nova
fase de obras da 3º perimetral o carro passará por baixo, porém; a exemplo do
cruzamento Dom Pedro II com Plínio, será erguido mais um viaduto. Por
quê?!!!!!!!!!
Outra coisa. Já imaginaram todas essas obras acontecendo
ao mesmo tempo?!!!!!!!!! Vai ser o inferno!!
Baixo seguem as imagens do trecho Dom Pedro II e
Cristóvão. Pena que todas as travessias não seguirão este modelo e vamos ter
mais alguns viadutos.
Hoje em dia
Após obra
Maurício
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