Vida de Bairro


A imagem acima é uma vista da sacada de onde moro e que me coloca em contato direto com a gostosa vida de bairro, mais precisamente o Bom Fim. Algo que por muito tempo da minha vida tinha contato somente aos finais de semana quando saía para alguma outra parte da cidade, pois sempre vivi em bairros, embora muito bem localizados, que não apresentavam aquele burburinho gostoso de pessoas passeando a pé pelas ruas. A quase quatro anos, venho tendo essa nova e maravilhosa vivência e que me permite perceber de forma efetiva os benefícios que o comércio de rua nos trazem.
Em meio a essa profusão enorme de novos shoppings, grandes centros comerciais e supermercados gigantescos, vejo como é bom perceber que o comércio de rua vem recuperando seu fôlego. O fato de nos permitirmos passear pelas ruas a pé, livres do stress do automóvel e a falta de estacionamento, faz com que conheçamos um pouco mais a nossa cidade. Nos permite identificar os edifícios das ruas, quem as habita, quem circula por ela, quem trabalha ou possui comércio nela. Podermos nos dar ao luxo de tomar um café da manhã em uma padaria, buscar um filme na esquina ou mesmo o famoso “vou ali no fulano e já volto”...a pé.  Eu sei que a maioria já está com inveja disso, mas o fato é que isso só vai se tornar cada vez mais possível para todos os bairros quando todos nós passarmos a privilegiar mais esses espaços...os nossos vizinhos.
Quantos de vocês não passam pela frente do antigo Cinema Coral e não pensam “que legal seria pegar um cineminha aqui depois de uma bela tarde no Parcão”...
Ruas ocupadas, são ruas seguras.

Nenhum comentário: