Recuperação da orla do Guaíba

Recuperação da orla do Guaíba tem novo projeto
Plano de revitalização deve ser iniciado em agosto em direção à Fundação Iberê Camargo, na Zona Sul

Depois da recuperação da orla do Guaíba entre a Usina do Gasômetro e a rótula das cuias, um novo trecho deverá receber atenção especial a partir de agosto. A transformação de uma das áreas de lazer preferidas de moradores de Porto Alegre será estendida até as proximidades da Fundação Iberê Camargo.
As responsáveis pelas novas intervenções são a Pepsi e a Sinergy Novas Mídias, que reafirmaram, em junho, a parceria com a prefeitura para continuar renovando a orla e o Parque da Redenção. Até setembro de 2014, a Pepsi promete investir nas duas áreas R$ 5,6 milhões. É mais que o dobro do valor investido desde o início do acordo em abril de 2008, de R$ 2,4 milhões.
– A expectativa é de que as obras na orla comecem em agosto. É a iniciativa privada ajudando o município com recursos materiais e humanos para recuperar e manter espaços públicos – informa Carlos Py, supervisor de Praças e Parques da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam).
A principal é a construção de uma arena esportiva, que poderá ter jogos de vôlei de praia e beach soccer (futebol de areia). A quadra terá dimensão de 44 metros por 33 metros, cercada com telas similares às que protegem as quadras já recuperadas junto ao Parque Maurício Sirotsky Sobrinho.
A arena substituirá um campo de futebol que atualmente está em más condições nas proximidades da foz do Arroio Dilúvio. O local servirá como palco para disputas esportivas e jogos amadores. O projeto prevê arquibancadas, mas a capacidade ainda não foi definida pelos empreendedores. Alguns postes situados entre o Estádio Beira-Rio e a Usina do Gasômetro terão marcadores de distância para orientar corredores e ciclistas. Além disso, a pista de corrida deverá ser sinalizada com lâmpadas com a tecnologia Light Emitting Diode (LED).
Construção de academia está prevista no projeto
Os espaços para a prática de atividades físicas pretendem atingir todos os públicos. Para as pessoas com mais de 60 anos, será erguida a Academia da Melhor Idade, próximo à rótula das cuias, com 300 metros quadrados. O local deverá ser equipado com 10 aparelhos de ginástica, incluindo um simulador de cavalgada.
Para melhorar a circulação na Avenida Edvaldo Pereira Paiva, a Beira-Rio, uma faixa de 650 metros a partir da ponte sobre o Dilúvio terá nova iluminação. Serão instalados 48 novos postes, sendo 25 com duas luminárias e 23 com uma. A nova rede, que se prolongará até a altura da pista de skate do Parque Marinha do Brasil, dará prosseguimento à já instalada do Gasômetro ao Anfiteatro Pôr do Sol.
Junto à Fundação Iberê Camargo, serão colocados 10 novos bancos. Outros cinco estão previstos junto ao prédio onde será construída a Academia da Melhor Idade. Até o momento, a Pepsi não definiu o cronograma de obras de cada fase. Na orla, as principais obras, até agora, foram a recuperação de quadras esportivas, iluminação e paisagismo.

*Matéria publicada em Zero Hora desta segunda-feira, 05 de julho de 2010, pg.30



Nenhum comentário: